MAPA aceita pleito do setor do amendoim

A Abicab, a Câmara Setorial do Amendoim e a Abex defenderam a exclusão da obrigatoriedade de amostragem nas Estações Aduaneiras do Interior (EADIs) para exportação do produto à União Europeia e Reino Unido. O pedido, analisado pelo DIPOV (Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal) foi atendido e entrou em vigor em 28 de janeiro de 2025.

Tal medida simplifica processos, incentiva a adoção de soluções tecnológicas e agiliza o fluxo logístico, reduzindo custos para empresas exportadoras do setor. Essa liberação só ocorreu pelo comprometimento dos atores da cadeia que, unidos na execução de procedimentos de autocontrole sanitário, conquistaram ainda mais espaço e garantem qualidade e desenvolvimento para os produtores de amendoim.

Este trabalho só foi possível com a parceria entre Abicab e as indústrias associadas. Há 24 anos focamos na qualidade e segurança do produto com o selo Pró-Amendoim. Esse esforço contínuo e dedicado consolidou um setor maduro, de alta qualidade e autorregulamentado. Como resultado, o segmento está cada vez mais preparado para conquistar outros mercados internacionais e reforçar sua presença em solo nacional 

Últimas Notícias

Abicab amplia presença internacional dos associados

Páscoa reforça o papel institucional da Abicab e a potência da indústria de chocolates

Brasil foi sede, pela primeira vez na história, de assembleia da ICA