Em abril, foi realizada a ação “Amendoim Brasileiro: entregando qualidade do campo à indústria”, na região da Alta Mogiana, no estado de São Paulo. A iniciativa teve o apoio da Câmara Setorial do Amendoim e das empresas associadas Degan, Coplana e Santa Helena e reuniu representantes estratégicos de toda a cadeia produtiva do amendoim.
Durante o encontro, agentes-chave do setor participaram de uma programação técnica que permitiu apresentar, in loco, as boas práticas agrícolas, industriais e de controle de qualidade adotadas ao longo do processo produtivo, evidenciando os rigorosos cuidados que garantem a segurança e a alta qualidade do amendoim brasileiro.
A ação proporcionou oportunidade para que o setor demonstrasse aos órgãos técnicos do governo – Anvisa, MAPA-Dipov, ITAL-SP, Unicamp, SFA-SP (Superintendência Federal de Agricultura de São Paulo) e Apex-BR o trabalho consistente e dedicado que a indústria desenvolve, além de ressaltar os investimentos contínuos em aprimoramento técnico, inovação e conformidade regulatória.
As instituições presentes reconheceram a importância do Selo Pró-Amendoim, criado há 24 anos pela Abicab. Foi destacada sua relevância como instrumento de autorregulamentação e capacidade de elevar os padrões de qualidade, segurança e credibilidade do setor.
O evento resultou numa parceria entre Abicab, Unicamp e Ital para a elaboração de um artigo científico que abordará os 25 anos do Selo Pró-Amendoim, marco que será celebrado em 2026. Esse documento reforçará o papel do programa como referência nacional e internacional em segurança de alimentos e boas práticas da cadeia do amendoim.
Foi aprovada pelo Comitê Técnico Regulatório e pela Diretoria uma nova edição da “Ação Amendoim Brasileiro” no segundo semestre de 2026.